sexta-feira, 25 de março de 2011

Barack Obama e Dilma, visões.

A visita de Barack Obama no Cone Sul, começando pelo Brasil, onde fora recebido com grande "status", por nosso governo, criou mal estar entre alguns manifestantes que enxergam nos Estados Unidos apenas a figura do Capitalismo "selvagem".
Ambos países jovens com colonizações diferentes, portanto, diferenças estruturais, de raiz, contudo, pela expressão brasileira atual (pré-sal, etanol, ajudas humanitárias), tem sido enxergado pela Águia do Norte, como um diferencial, uma expectativa para o futuro mundial econômico, não sabemos ainda se político, pois Obama discursou que vê com bons olhos a solicitação do Brasil de ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, contudo, não deu propriamente seu aval, ainda.
A política se fez presente nessa reunião econômica, mas Mr. Obama, decidiu que deveria falar ao público brasileiro e "passar um radar", conhecê-lo, mesmo que superficialmente. E falou! Muitos o entenderam perfeitamente e gostaram!
Com certeza, o casal Mr. Barack e Mrs. Michelle são ímpares na história política dos Estados Unidos. Simpáticos, aparentemente de bom humor e sábios. Essa união com certeza faz a força para os intentos políticos. A força da família também estava presente e a segurança incontestável, contudo, temos que entender que essa figura política agrada a muitos, todavia, incomoda outros. 
Seus anseios de afirmações da democracia pelo Mundo, universalidade de direitos, possibilidades dentro da Educação nas Universidades dos Estados Unidos, de fato são mel para a humanidade. Ainda, a Presidenta Dilma acrescenta a isso a multipolaridade.
Os pontos em comum do governo de ambos está calcado na exceção experimentada por ambos. O preconceito de mulher na política há alguns anos no Brasil, a luta pela liberdade, o preconceito advindo da raça, o preconceito advindo da classe social.....preconceito, um pré conceito, algo que não existe, mas é pré concebido e vira verdade. Ambos tiveram a vontade, a sabedoria e a energia de vencer todos esses preconceitos.
Críticas e insatisfações, sempre temos que aprender a lidar com elas. Valorar essas condutas políticas e dar força para o bom acontecer, acredita-se que seja a viabilidade para o nosso país neste momento.
O MERCOSUL precisa funcionar. A ALCA, não sabemos se será uma próxima negociação após essa abertura.
Muitos interesses particulares estão em jogo. Necessário se faz a análise das propostas políticas e econômicas e no que depender do povo, seja estendida uma peneira bem fina para surgir o que serve o coletivo e o particular e o que seja apenas para servir alguns particulares.
Brasil, você tem o queijo, precisa aprender a usar corretamente todos os talheres. Xeque-mate!
Imagem: Fonte - facebook - MRE - Brasil
Presidenta Dilma e Presidente Obama, respectivamente, Chefes do Governo brasileiro e americano, cumprimentam empresários brasileiros no Palácio do Planalto em Brasília - Brasil em 19/03/2011.

2 comentários:

  1. E verdade amiga, temos o queijo, eu vou usar a faca ja estou aprendendo a usar as ferramentas e ja estou fazendo o dever de casa rs rs
    eu acredito na viabilidade para o nosso país
    portas se abriram,viva a democracia e a liberdade das mulheres.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosalina, você como líder comunitária está no caminho. Cheio de surpresas e nada perfeito, contudo, você já tem muitas ferramentas e muita vontade.
    Bjs, felicidades nos seus projetos.

    ResponderExcluir

Vídeo gravado para o VII UFUMUN

Direitos Humanos e Liga dos Estados Árabes Gravação para a Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Direito Relaçõe...