O intuito da criação deste blog é o estudo do Direito, das Relações Internacionais, uma passagem pela Política e Educação.(The purpose of creating this blog is the study of Law, International Relations and the view about Politics and Education)
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
sábado, 18 de outubro de 2014
Filme - Documentário - Passaporte húngaro
Aos alunos da disciplina Direito Internacional (Público e Privado) em seus respectivos focos:
DIP - A influência dos tratados internacionais
DIPriv - Nacionalidade e Cidadania
Filme de Sandra Kogut. A autora busca um passaporte húngaro devido seus antepassados serem húngaros e terem imigrado para o Brasil em 1937, período anterior à Segunda Guerra Mundial. No desenrolar da trama percebe-se que os avós de Sandra eram judeus e que havia uma recomendação por meio de circular secreta no Brasil para que os consulados rejeitassem o desembarque de judeus no país, obstáculo que transpuseram com "dinheiro" no porto de Recife. A saga mostra de os nomes judaicos foram mudados para nomes alemães pelo poder imperial, depois com o florescer da Primeira Guerra Mundial e da Segunda, portanto, quantos de nós carregamos sangue judaico? Segundo o filme, os poderosos comunistas tinha origem judaica e por isso proibiam que judeus buscassem seu verdadeiro nome em sua linha genealógica. O cemitério israelita, os livros do arquivo nacional brasileiro, o simples ritual de honra aos antepassados judeus, o conflito de identidade dos imigrantes em território brasileiro, as multiculturas e a determinação da húngara que telefonou à Embaixada Húngara demonstram segredos "correndo" as nossas barbas! Interessante ver idosos na Europa, integrados a sua cidadania, cultos e informados. Outra reflexão necessária é a intervenção das Liga das Nações e depois Nações Unidas quanto aos tratados internacionais elaborados por sujeitos de direito internacional que buscavam a harmonia do globo, mas que "partiu" a URSS transformando nacionalidades e cidadanias. A burocracia do consulado francês, húngaro e brasileiro na desconexão de informações e retardamento do processo para obtenção de um passaporte húngaro demonstra que a burocracia está no globo e não apenas no território brasileiro como pensam nosso nacionais. Enfim, são análises críticas quanto a nossa própria história, a da humanidade, críticas estas quanto ao Direito, aqui no ramo internacional e além de público e privado, dos direitos humanos.
Assistir novamente é preciso! Refletir sempre!
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
EM QUEM VOTAR???
Eleições brasileiras aproximando-se....em quem votar?
A população desacreditada diz que não tem em quem votar.
Mediante tanta descrença e desmotivação para o exercício da cidadania, vamos às considerações.
Os candidatos são indivíduos destacados da sociedade. Se você acha que não são dignos de representar seu país, lembre-se que refletem os valores sociais. Se são passíveis de corrupção, ilegalidades, entenda que refletem as possibilidades das capacidades humanas.
A população desacreditada diz que não tem em quem votar.
Mediante tanta descrença e desmotivação para o exercício da cidadania, vamos às considerações.
Os candidatos são indivíduos destacados da sociedade. Se você acha que não são dignos de representar seu país, lembre-se que refletem os valores sociais. Se são passíveis de corrupção, ilegalidades, entenda que refletem as possibilidades das capacidades humanas.
sábado, 30 de agosto de 2014
Educação, responsabilidade compartilhada do Estado, da família e da sociedade
Os títulos acadêmicos não são garantidores de que o detentor de tais titulações esteja educado!
Na cadeira jurídica, a arrogância passeia pelos corredores universitários, forenses e demais casas aonde os operadores do Direito estão!
A iminência da colação de grau traduz doutores e isenção do cumprimento das obrigações básicas para efetivamente chegar à conclusão do curso.
Na cadeira jurídica, a arrogância passeia pelos corredores universitários, forenses e demais casas aonde os operadores do Direito estão!
A iminência da colação de grau traduz doutores e isenção do cumprimento das obrigações básicas para efetivamente chegar à conclusão do curso.
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Os
direitos humanos e o valor humano
A
julgar pelos últimos acontecimentos mundiais, a Organização das Nações Unidas
(ONU) em suas sucessivas reuniões, não teve o poder de frear os ataques
israelenses.
A
humanidade assiste estarrecida a guerra entre os povos palestinos e
israelenses. Justificam-se nas religiões e na posse do território de Gaza,
entretanto de maneira alguma ceifar vidas valerá qualquer vitória.
quarta-feira, 16 de julho de 2014
A chave do entendimento, respeito.
É possível a pax entre os povos palestinos e judeus no espaço geopolítico que compartilham no momento. O Estado de Israel e o Estado da Palestina. Críticas sobre quem está errado e defesas sobre quem está certo apenas fomentarão as brasas dessa fogueira milenar. Trabalhemos em prol da paz semeando o respeito às diferentes culturas onde a religião está inserida, muitas vezes ditando regras estatais.
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Políticas públicas - Educação - Mulheres - Violência doméstica
No Brasil, a
Constituição Federal de 1988 tutelou os direitos e garantias individuais, as
quais estão expressas nos artigos 5º ao 17º e os respectivos incisos e mais
especificamente no artigo 5º considera que todos os seres humanos são iguais em
direitos e obrigações e têm o direito inerente à vida e à integridade física
sem distinção.
quarta-feira, 26 de março de 2014
Reflexão: Irmãos Muçulmanos, movimento terrorista ou ideológico?
Nesta semana a mídia divulgou notícias a respeito da sentença proferida pelo Tribunal Militar do Cairo, condenando 25 dirigentes do movimento dos Irmãos Muçulmanos a penas que variam entre três e dez anos de prisão, segundo fontes da segurança egípcia.
São acusados de crimes contra o governo e terrorismo, a defesa os coloca como manifestantes em favor do estabelecimento da democracia no país.
São acusados de crimes contra o governo e terrorismo, a defesa os coloca como manifestantes em favor do estabelecimento da democracia no país.
Após a "Primavera árabe", os Irmãos Muçulmanos reivindicaram a Presidência do Egito, instigando ainda mais a teia de conflitos entre muçulmanos e cristãos na briga pelo poder.
sexta-feira, 7 de março de 2014
Happy Women Day! Feliz Dia das Mulheres!!
A mídia acostumou-nos a falar em mulher e mostrar uma moça com corpo de violão, bem vestida, produzida!!! Nossa, só ela é mulher? As demais do sexo feminino são relegadas apenas a mães, irmãs, avós, amigas, tias, desconhecidas....Se não causar "frisson" (uiiiii), não é mulher!!!!
Pensamento machista que demonstra como nosso inconsciente coletivo está deteriorado. Pensamento patriarcal. Não conheço nenhuma sociedade matriarcal, conheço essa que positiva leis pró igualdade e se assim o faz é porque não está eticamente incorporado na sociedade esse valor, a igualdade.
Ouço algumas vezes: "Ela é 40, 50, 60 (tona) e ainda dá para o gasto!!! Nossa!!! Os homens não se perguntam se são o modelo "tanquinho", possuem o documento no tamanho ideal, se são considerados bem sucedidos e não medíocre, que as mulheres querem...Perguntem!!!
Vejamos, as mulheres geram e criam os filhos, claro que há exceções. Muitas trabalham e seus homens são useiros em viver sobre o dinheiro de suas mulheres. Hummm, então aquela descabelada, cheirando à cebola, de chinelinho, suada, pegando ônibus lotado, mantendo sua dignidade serve para dar dinheiro para os filhos homens, namorados, maridos? Mas não serve para ser considerada digna de causar "frisson"?
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Declaração do Cairo sobre Direitos Humanos Islâmicos - CAIRO DECLARATION OF ISLAMIC HUMAN RIGHTS
Caríssimos, segue a DCSDH - A original em inglês pode ser acessada através do link:
http://www.arabhumanrights.org/publications/regional/islamic/cairo-declaration-islam-93e.pdf
DECLARAÇÃO DO CAIRO SOBRE DIREITOS HUMANOS
ISLÂMICOS - tradução da autora)
Declaração do Cairo sobre Direitos Humanos Islâmicos, 5 de Agosto de 1990, ONU GAOR, Conferência Mundial nos Direitos Humanos, 4ª sessão item 5 da agenda, Documento das Nações Unidas, A/CONF 157/PC/62/Add. 18 (1993). A 19ª Conferência Islâmica dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (Sessão da Paz, Interdependente e Desenvolvimento), realizada no Cairo, República Árabe do Egito, 9-14 Muharram 1411H (31 julho – 5/agosto/1990), Plenamente consciente do lugar de Din Mankin Islã como vice-regente de Deus na Terra;
domingo, 9 de fevereiro de 2014
Arab Charter of Human Rights - Carta Árabe sobre Direitos Humanos
Confiram a Carta Árabe sobre Direitos Humanos em inglês e a tradução em português!!! Este documento internacional faz parte dos tratados internacionais islâmicos e criou o sistema de proteção regional dos direitos humanos árabe, entretanto, ainda não em funcionamento.
Check here the Arab Charter of Human Rights in English and translated into Portuguese! This document is part of the international Islamic international treaties and created the system of regional protection of Arab human rights, however, not yet in operation.
Assinar:
Postagens (Atom)
Vídeo gravado para o VII UFUMUN
Direitos Humanos e Liga dos Estados Árabes Gravação para a Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Direito Relaçõe...
-
Caríssimos, segue a DCSDH - A original em inglês pode ser acessada através do link: http://www.arabhumanrights.org/publications/regi...
-
A Lei "Maria da Penha" foi promulgada em 07/08/2006 no governo do Presidente Lula. Referida lei trata de medidas assecuratórias pa...
-
O Natal é uma passagem, um rito cristão, uma comemoração familiar, uma comemoração comercial, enfim, engloba várias facetas. Porém se consid...