O Natal neste ano de 2012 perdeu a cadeira para o evento de 21/12/12. Muitos não admitem, mas ficaram com medo ou apreensivos. Viagens foram canceladas e muita gente esteve entocada em casa.
Para os cristãos, o Natal é uma data importante a ser comemorada, pois Jesus, o Salvador dos Cristãos, nasceu! Sem considerar possíveis erros e invenções na História, realmente é uma data memorável.
Agora vem a passagem de ano segundo nosso calendário, o qual não é seguido pelos judeus e nem muçulmanos, mas faz parte da vida mercantil do Planeta.
Para o Direito, 2013 representa tanto na política doméstica como externa um desafio. Estamos às voltas com um julgamento no STF, o qual pode consolidar nossa dita democracia ou apenas dar condição à Presidenta de governabilidade da Nação. No âmbito internacional o Brasil pretende alcançar a cadeira cativa no Conselho de Segurança da ONU e não sabemos o quanto está disposto a fazer para conseguí-la e lá se irá muito dinheiro, nossas reservas que poderiam ser usadas em nossa Educação, Cultura, Saúde e Segurança, mas o Estado tem outras prioridades, precisa "sair bem na foto". A lógica estatal ultrapassa o entendimento de seus cidadãos...O papel de mediador de conflitos entre Oriente e Ocidente é esperado ainda em 2013, mesmo porque essa é uma das maneiras do Brasil ser visto pelos antigos detentores da hegemonia mundial. Ao ser visto, espera ser reconhecido!
Dessa maneira, muito prático entender que o Direito serve ao poder para regulamentar ações e interesses. Deveria ser servido ao povo e para o povo.
Os gregos investiram muito em pensar a humanidade, o Direito, o Universo, a Filosofia e depois de milênios são usados como referência mundial em produções acadêmicas. Quais são os pensadores brasileiros por exemplo? Quem influencia nossa sociedade tão multicultural e multifacetada?
Talvez esse seja um grande e honroso objetivo a seguir em 2013, fomentar nossos acadêmicos a influenciarem a sociedade para que essa receba esse fermento e cresça em cultura e sabedoria para dar um "start" nas críticas e evolução de maneira ordenada e centrada em valores e não apenas poder verticalizado e vazio de conteúdo, mas cheio de interesses individualizados e não coletivos.
Feliz 2013! Luz, paz, harmonia, sabedoria e prosperidade não são só palavras, são valores.
(Imagem da internet - sociedades multiculturais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário