terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia a Dia no Oriente Médio

Brasil, país diversificado por natureza, geograficamente abrangente, abrigo seguro de várias raças e credos. Praia aos domingos, viagens de férias, Mac´s no Shopping, cineminha, churrasquinho, amigos, cada um fala o que quer, de vez em quando ouve o que não quer, mas só ouve e logo os Direitos Humanos vem em seu socorro. Você diz: "Mas tudo isso eu já sei". Que bom viver no Brasil!
Oriente Médio, vários países, povo árabe em maior número, outros povos em minoria. Ali, há cerca de alguns meses, cada dia é mais um dia....será?

Falar de religião contra a adotada pelo governo, não pode, viver sem burca ou véu, nem pensar, mulher estudar (o que é isso?). Estrangeira sem véu.....que desrespeito! 
Assim são os regimes fundamentalistas e ou ditatoriais, manifestados hoje no Oriente Médio, mas que já passaram pela América. Esses governos sufocaram por anos seus cidadãos com um modelo de governo atualmente inservível, fragilizando o tecido social, endurecendo seus regimes, não progressivos e trazendo o pior para a população, o desemprego.
O descrito nas duas primeiras linhas não cabe no Oriente Médio, ao menos até agora, tudo isso é modo de vida dos ocidentais, capitalistas e dos demais países que se dispõem a viver no Capitalismo.
Você reclama do seu dia a dia.....então....dá um passeio lá, lindos lugares por sinal, mas vá em tempo de guerra, como cidadão normal, assim você vê como é e valoriza o seu governo.
Apesar do nosso modelo ser relativamente novo em relação aos governos orientais, estamos indo bem, aqui vivemos na democracia. Se você não sabe, o governo na verdade é do povo, por isso você vota e essa coisa chata de votar é um direito.... Aqui um político joga um balde sujo de seus egos no outro e a população fica sabendo parte do que tinha dentro do balde e pode presumir o restante e reagir, mas somos um povo que não queremos nos comprometer com a política.....para quê...todo final de semana estou de folga!
Nem precisa fazer esforço. A imprensa fala lá na TV, enquanto estou jantando, o que se passa no Senado e na Câmara dos Deputados. Nem lembro em quem votei mesmo. Ah, mas isso não muda nada. Acaba logo esse jornal, quero relaxar, quero ver a novela.....não quero pensar em nada. É assim que os adolescentes têm visto seus pais, seus ascendentes. Que exemplo!
Salário mínimo.....juntando dá para fazer churrasco! Ah, tá bom! Tem gente que não tem nem isso!
A C O R D A...corre que o Brasil ainda é nosso.
Você é a memória do país, seus filhos serão os sucessores e o que você pretende deixar para eles?
Ah, eu ouvi falar que a Holanda, a Bélgica, são países ricos, ah, mas é lá do outro lado do mundo....O governo tem uma administração boa porque a população é consciente do seu direito, do que é público e qual o seu papel na sociedade.
Ah é?! E se você conscientizar-se que Política pertence ao povo diariamente, quando você usa o transporte coletivo, quando você vai ao posto de saúde, na cervejinha no bar, quanto custa mesmo? Porque em cada esquina é um preço....
Cada um que se conscientiza que Política é todo dia e faz parte da vida, a onda cresce e o Brasil que já é país descente - aqui o governo respeita hoje os Direitos Humanos e ratifica esse respeito junto com a ONU, exceções à parte - porque para cá vêm muitos estrangeiros negociar seus manufaturados, tecnologias, morar, fugir...e nós acabamos comprando a idéia deles de tudo, sem questionar. Por que o deles é melhor?
Críticas a parte. Vamos analisar o mundo que vivemos, quem somos e o que podemos fazer para melhorar, porque a  mudança está dentro de cada um de nós.
Os cidadãos do Oriente Médio estão brigando pelo o que querem, aquilo que você já tem - LIBERDADE. E o que você realmente quer e não se dispôs a conseguir para sua vida pessoal mesmo? Se você cresce, seu país cresce. Muitas coisas, só depende de você!
Vamos torcer pelo equilíbrio no Oriente Médio e desejar que eles encontrem sua PAZ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeo gravado para o VII UFUMUN

Direitos Humanos e Liga dos Estados Árabes Gravação para a Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Direito Relaçõe...