segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Presidente Mubarak deixa o governo do Egito

Analistas internacionais apressam-se em analisar a saída do Presidente Mubarak no Egito, após a onda de protestos populares que se abateu pelo país. Agora o Yemen conta com alguns protestos em mesma linha. Avalia-se como a qualidade de vida e a vivência dos Direitos Humanos está ruim nesses países.

O Oriente Médio é formado por países ricos culturamente, historicamente e muitas das vezes, grandes exportadores de petróleo, gerando grande receita bruta para o Estado. Essa renda, infelizmente, não é repassada ao povo, o qual muitas vezes está vivendo pouco acima da linha da pobreza, analfabeto, em regimes de ditadura, privados de livre expressão e infelizmente,  massacrados religiosamente, como há muito tem sido feito por personalidades egocêntricas, componentes dos governos estatais, na História da Humanidade, só que a religião da vez, agora é o Islamismo, causando asco na Sociedade Mundial, carregando de preconceito e distorções aos seguidores do Alcorão.
Religião, sentido literal (religar). Quem religa, religa com alguma coisa, no caso, com Deus, situação humana de foro íntimo, respeitando-se a faculdade do ser pensante de acreditar ou não em Deus, outra força Universal ou mesmo creditar tudo à Ciência, ser ateu, agnóstico; como é possível, no século XXI, ainda ser imposta essa ou aquela forma de pensar e acreditar como se fosse uma verdade absoluta? E quem é o ditador dessa verdade absoluta e em qual espaço ele conseguiu estrangular para atuar?
Com certeza, dentro dessas sociedades que vivem em regime de extrema pressão, há pessoas que em nada acreditam, outras que questionam suas crenças e para proteger o bem jurídico maior, o qual deveria ser tutelado pelo Estado, a vida, necessitam calarem-se.
Resultado, as sociedades estão explodindo, o que no campo das idéias já exauriu há tempos. Cientificamente, na sua casa, você pode fazer uma experiência e provavelmente a faz quase todos os dias. Esquente a água por alguns minutos, ela irá ferver, porque as moléculas da água (H2O) irão aquecer e como são as formadoras da água, a água consequentemente irá ferver. Metaforicamente, podemos comparar cada molécula a um cidadão e a água à sociedade.
A saída do Presidente Mubarak é um fato histórico, o qual a Sociedade Mundial , tanto quanto a egípcia, espera culminar com a democracia dentro do Egito após o governo de transição dado ao Exército, força militar. 
Espera-se o apoio prometido pelos atores estatais que compõem a Organização das Nações Unidas -ONU e Comunidade Européia, como também, dos Estados Unidos na reconstrução do governo do Egito, na instalação da democracia, no respeito aos Direitos Humanos, na liberdade de ser e estar.
(imagem da revista Exame - via internet).

 


Um comentário:

  1. Agora a Líbia é a bola da vez! Literalmente é um barril de pólvora a atual situaçao!

    ResponderExcluir

Vídeo gravado para o VII UFUMUN

Direitos Humanos e Liga dos Estados Árabes Gravação para a Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Direito Relaçõe...