sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa, Pessach, Pascua, Easter....

Feliz Páscoa, com muito amor, paz e ovos de chocolate! Pessoas desejam aos queridos e não tão queridos todos os anos....e seguem-se os anos.
Páscoa, Pessach, Pascua, Easter, wow! O Mundo conhece, contudo, mais um feriado prolongado no Brasil. Hora de reunir a família, hora de descansar ou hora de viajar para praia.
Estradas cheias, aeroportos e rodoviárias lotados, gente indo, gente vindo. Circulando a moeda, fomentando o comércio. Uma bagunça! Mas é assim mesmo. É feriado, vamos aproveitar!!!

O significado de Páscoa perde-se. Os problemas de infraestrutura continuam e cada vez que há um overbook, promessas de autoridades, as quais deveriam cumprir seu papel político e social, de que no próximo feriado será melhor, perpetuam-se! 
Todo lugar precisa literalmente de uma limpeza. Aproveitar a Páscoa para promover a Renovação, a limpeza de nossos conceitos velhos, dos rancores, das inseguranças, independente de qualquer significado religioso, é uma boa pedida. Uma reflexão!
Aproveitar a Páscoa para sentir que as promessas políticas continuam e pouco se faz após os "feriadões", também é um bom exercício de reflexão. O noticiário tem trabalho de sobra com esses fatos e ao que tudo indica o telespectador gosta! 
Desde o Império Romano, a política do pão e circo abranda os ânimos e o brasileiro, pacífico, mistura étnica, sempre está tranquilo para uns poucos tirarem proveito dessa situação. Anestésico docinho!
Política, cidadania, ética e filosofia, deveriam ser matéria do ensino fundamental, guardadas as proporções para cada idade. Essa formação de que o Brasil é nosso, ou o Brasil para os brasileiros, consistiria em formação básica e o fim do preconceito de que "isso não é para nós" - "isso não é para crianças", daqui há alguns anos, teria positivos impactos no Brasil para os brasileiros, com boa formação crítica.
Sim, vamos comemorar a Páscoa e todos os feriados, contudo, sem alienações. Enquanto o comércio derrama ovos de chocolates, incitando o capitalismo desenfreado, os empréstimos fáceis em cartões de tipos e tarjas tentadoras, doentes amotinam-se em filas de hospitais, mendigos enfeitam as ruas, crianças não possuem três refeições diárias, essas mesmas crianças não possuem transporte escolar das zonas rurais e urbanas longínquas para as escolas, funcionários públicos de diversos escalões são acusados de corrupção ativa e passiva, etc, etc, etc.
Repressão, contenção, descaso, leis que caem na ineficácia, mas não na inexigibilidade, não resolvem, pois já tivemos ou temos tudo isso. Imediatismo muito menos. A situação resolve-se a longo prazo, com educação, começando hoje para daqui 100 anos, quando nossos restos mortais nem jaz mais!
Quanto mais o indivíduo tem consciência de si, do seu papel no tempo e espaço, dos limites sociais saudáveis, melhor a qualidade de vida da população, tendo em vista esta ser ativa quanto aos seus direitos e deveres para com o TODO, a UNIDADE individualizada.

Feliz Páscoa Brasileiros, com ou sem ovinhos de chocolate. Feliz Renovação, Feliz Conscientização!





Um comentário:

  1. Dry... Meus parabéns, como sempre seus comentários são pertinentes, não há nada como melhorar o futuro com educação pensando nas nossas crianças, porem precisamos mudar nossos comportamento, porque é com exemplos que mudaremos o Brasil...Feliz Páscoa

    ResponderExcluir

Vídeo gravado para o VII UFUMUN

Direitos Humanos e Liga dos Estados Árabes Gravação para a Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Direito Relaçõe...