O Natal é uma passagem, um rito cristão, uma comemoração familiar, uma comemoração comercial, enfim, engloba várias facetas.
Porém se considerarmos que o centro da comemoração é o nascimento de Cristo Jesus, e Ele representa a própria religiosidade para muitas pessoas ao redor do Mundo e um "intruso" para outras pelos contrastes religiosos, podemos considerar o nascimento do novo em nós a cada final de ano e o coroar desse nascimento com a passagem de ano.
Essas datas religiosas nunca foram esclarecidas totalmente, muitos escritos estão em segredo ainda, a história tem lacunas, as religiões não dialogam entre si, não procuram um ponto comum, mesmo todas pregando, em tese, o bem. Entretanto, os seres humanos movem-se sobre a Terra em apelos ao seu Deus quando tudo o que queriam dá errado! Há os que não apelam porque não acreditam que precisam dessa fé, mas o que será que os move?Por toda essa diversidade entre ateus, religiosos e simpatizantes, temos então o Natal.....feriado, reunião de família, presentes, peru, ceia, enfeites, Papai Noel, luzes, hummmm, parece tudo muito bom..ou....nem tanto.
O que vale mesmo no Natal? Acredito ser essa idéia de nascimento, do novo, nossas novas idéias, ciclos, projetos, reflexões de quem éramos no Natal passado, de quem somos agora e de quem queremos ser.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo parece mesmice, mas na verdade são bons votos, os de felicidade e de prosperidade.
Hohoho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário