sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz 2017! Happy new year!

Desejamos que 2017 seja melhor que 2016 como desejamos que 2016 fosse melhor que 2015. Os pessimistas e ou os céticos dizem que apenas muda o calendário, mas que a "coisa" é a mesma. Os analistas dizem que você é quem deve mudar. Parentes e amigos reúnem-se para brindar o novo ano e durante todos os demais 364 dias não se curtem, não se ajudam, desdenham as conquistas dos demais, enfim, "desdizem" todo o prometido ou o esperado que prometessem na passagem de ano! As obrigações cotidianas lançam como bálsamo a frase "Estou na correria" para justificar que mais um ano passou e não se deu atenção aos detalhes. A maioria das ações são feitas de última hora e mais ou menos. Na verdade a vida toma um ar de mais ou menos. Ah, passou. Ah, deu certo. E então, reclamamos dos políticos que nos tratam como "coisas", que não pagam salário no mês vencido e certo desde maio de 2016, mas, ah, é ano novo, vamos comemorar.....Caímos numa fuga onde não se tem dinheiro público para o essencial, entretanto, para o supérfluo sim. Fogos de artifício ou salário? Acostumamos ao mais ou menos e realmente nada muda se não desenvolvermos o espírito de coletividade, se não pautarmos nossas ações pela ética e não pelo amor. Amor é emoção e por poucos sentimos amor. Com a ética poderemos desenvolver o amor universal, fraternal. Sem ela, sentiremos amor e ódio pela mesma pessoa à medida que ela não satisfaça nossos intentos....ou amaremos um ou outro incondicionalmente, contudo, sofrendo. Qual o objetivo da nossa vida?! Quando não encontramos uma resposta lógica, atribuímos a conta a um deus, ou Deus. Que Deus é esse que nos coloca para subir uma ladeira em busca de um ponto de ônibus num calor de 40 graus e quando o ônibus vem está lotado?! Que Deus é esse que o meu vizinho tem um carro de 200 mil reais e eu um de 30 ainda financiado.....Que Deus é esse que crianças morrem de fome no continente africano...Que Deus é esse que permite que EUA e Rússia sejam os donos do mundo...Que Deus...que Deus....Deus não existe nas ações e pretensões humanas. Deus não existe para te ajudar na última prova nos 45 minutos do segundo tempo quando você está dando o último suspiro e pede que o inferno lhe seja leve ou você não reprove o semestre....Admita que DEUS é muito mais que isso! Talvez entendamos um pouco se apelarmos à Filosofia, se darmos descanso às nádegas para ler e interpretar bons textos. Se admitirmos que um rojão fere a orelha do cachorro do vizinho que eu não gosto. Se aprendermos olhar através de, se pararmos de fugir de nós mesmos. Se perdoarmos o outro porque ele tem "mais" que eu, se formos coletivos. Se o estupro que ela sofreu, doer no meu eu. Se o bandido que perece na cadeia recebe uma segunda chance de eu não julgar apenas uma ação, mas entender que somos todos inocentes e culpados. Se eu não jogar nas costas do Mestre, mas agarrar o meu fardo e ele ser leve. FELIZ 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vídeo gravado para o VII UFUMUN

Direitos Humanos e Liga dos Estados Árabes Gravação para a Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-Graduação em Direito Relaçõe...